Extraímos de livros especializados os componentes que podem ser benéficos à saúde e seus efeitos.
Vitaminas
1. Provitamina A (lipossolúvel)
O chá verde contém 16mg% de caroteno, dos quais, 70 a 80% é o beta-caroteno que possui forte efeito A. Contém também 0,9 a 1mg% da provitamina criptoxantina. O caroteno é lipossolúvel e não pode ser consumido por efusão normal. Por isso, é necessário obtê-lo diretamente dos alimentos, tais como o Matcha ou temperos.
2. Vitaminas B (hidrossolúveis)
Contém B1, B2, ácido nicotínico, ácido pantotênico, ácido fólico e biotina, sendo que o Sencha contém 350μg/100g de B1 e 1.400μg/100g de B2, quantidade maior do que é encontrado no chá preto. A vitamina B é hidrossolúvel, sendo de 90 a 100% liberado na água quente.
3. Vitamina C (hidrossolúvel)
É eficaz contra o escorbuto.
O chá verde, apesar de ser submetido ao calor por um logo tempo, contém grande quantidade de vitamina C, podendo conservar os seus efeitos por 2 ou 3 anos se conservado adequadamente. Isto se deve ao fato de o processamento no vapor tornar inativa a enzima oxidante das folhas, impedindo a oxidação da vitamina C. Pelo contrário, no caso dos chás fermentados, tais como o chá preto, as vitaminas são quase totalmente desintegradas no processo de oxidação, não restando praticamente nada. A necessidade diária de vitamina C para um adulto é de 60mg. Cem gramas de Sencha contêm 250mg de vitamina C e de Bancha, 150mg. A vitamina C, por ser hidrossolúvel, 90 a 100% é liberada na água quente, ao preparar o chá.
4. Vitamina P (hidrossolúvel)
Este tipo de vitamina é representado por rutina, sendo reconhecidos os seus efeitos de fortalecimento das paredes arteriais e para casos de hipertensão. As folhas do chá contêm de 200 a 600mg% da vitamina.
5. Vitamina E (lipossolúvel)
Em cada 100g há 24 a 80mg desta vitamina, cuja quantidade equivale à de tocoferol existente no óleo de germe, e, além disso, a maioria constitui-se de α-tocoferol, cujos efeitos E são os mais elevados. Contudo, por ser lipossolúvel, não se dissolve em água. Portanto, é necessário consumir diretamente, utilizando como material para doces e pratos. A vitamina E impede a oxidação dos ácidos graxos insaturados, aumenta o bom colesterol reduzindo o mau colesterol, e serve como preventivo para arteriosclerose e senilidade.
6. Vitamina K
Cada 1g contém de 300 a 500UI (unidade internacional), de modo que 5 xícaras de chá suprem a necessidade de ingestão diária.
7. Vitamina U (hidrossolúvel)
Trata-se do S- Cloreto de Metionina Metilsulfônio, que possui efeito no controle do gene causador da úlcera de aparelho digestivo. Há 10mg em cada 100g de Sencha de alta qualidade, mas em chá de baixa qualidade a quantia é pequena. |
Cafeína
A quantidade de cafeína contida no chá é de 2 a 5%, sendo que uma xícara de chá contém 40mg de cafeína. A cafeína possui efeito despertador, ação de fortalecimento cardíaco, estimulação cerebral, efeito diurético etc. Foi comprovado que os efeitos estimulantes e de fortalecimento cardíaco elevam claramente a resistência durante os exercícios físicos. Pensa-se que, paralelamente ao efeito estimulante do cérebro, é útil também para retardar o envelhecimento. Como possui forte propriedade diurética, promove a eliminação de resíduos do organismo, aumentando também a excreção do sódio que eleva a pressão arterial. Também está comprovado que, se realizar exercícios físicos adequados após a ingestão de cafeína, a gordura subcutânea é queimada preferencialmente como fonte de energia, evitando também o aumento de gorduras.
Quanto aos efeitos tóxicos da cafeína, a discussão continua, mas quanto à sua propriedade cancerígena, já foi comprovada inexistente.
|
Catequinas
Costumeiramente chamada de tanino, é ela quem dá ao chá o gosto amargo, e é considerada um importante componente que traz efeitos benéficos à saúde. As principais catequinas contidas no chá verde são: (-) Epicatequina Galato (-ECG), (-) Epicatequina (-EC), (-) Epigalocatequina Galato (EGCG-) e (-) Epigalocatequina (-EGC), sendo que destes, a-ECGC representa 50 a 60%. Contudo, pelo fato de as catequinas sofrerem oxidação ou polimerização pela ação do polifenoloxidase existente nas folhas do chá, o chá semi-fermentado contém a metade do chá verde, e no chá preto quase inexiste. Grande parte dos efeitos do chá verde benéficos à saúde publicados pelas pesquisas deve-se a essas catequinas. Seriam 3 as principais ações benéficas: (1) efeito antioxidante, (2) efeito anticancerígeno e (3) redução do nível de colesterol no sangue.
(1) Efeito antioxidante
Foi reconhecido que o efeito antioxidante da -EGCG com relação aos lipídios indica 16,5 vezes o de α-tocofenol, e com relação a ácido graxo poli-insaturado como o ácido linoléico, possui praticamente o mesmo efeito de α-tocofenol.
(2) Efeitos anticancerígenos
Resultados de pesquisa publicados indicam seus efeitos contra o câncer de pele, câncer de pulmões, câncer de esôfago, câncer de intestino, câncer de estômago e câncer de fígado.
(3) Redução do nível de colesterol no sangue
Está efetivamente comprovado que o uso do Sencha é eficaz no controle da arteriosclerose.
|
Flavonóides (pigmentos)
O chá contém muitos flavonóides amarelos facilmente solúveis em água. Dentre eles, a kaempferol contida é de 100 a 180mg%, e a quercetina, de 20 a 60mg%.
Estes flavonóides comprovadamente controlam o avanço da catarata decorrente da diabetes, e também está certificada, através de experiências laboratoriais, a eficácia no controle da proliferação de células tumorais impedindo o transporte do ácido láctico das células cancerosas do líquido acumulado no interior do abdome.
|
Outros elementos benéficos à saúde
1. Substâncias que combatem a diabetes
Os polissacarídeos de peso molecular 40 mil contidos bastante no Bancha reduzem o teor de glicose na urina dos portadores de diabetes.
2. Saponina
Há também relatos de que a saponina extraída das folhas de chá tem efeito hemolítico. Contudo, não temos suficientes relatórios de pesquisa sobre os efeitos benéficos à saúde da saponina do chá.
3. Minerais
Sais minerais: Há 5 a 6% de sais minerais nas folhas de chá, e destes, 60 a 70% são solúveis em água quente. Por isso, é extremamente válido para prevenção de acidose (intoxicação ácida do sangue) em ambientes onde não é possível a ingestão de verduras e frutas em grande quantidade. Os sais minerais das folhas do chá têm como principal componente o potássio e ácido fosfórico, mas também contém o manganês (formação dos ossos, reprodução), cobre (hematogenese), zinco (função do pâncreas), níquel (hematogenese), e também molibdênio.
Iodo: Com 45 a 120μg%, o Iodo, importante na função da glândula tiróide, também é abundante se comparado aos demais produtos agrícolas, sendo 50 a 60% solúvel em água quente.
Flúor: Nas folhas de chá são contidos de 40 a 1.900ppm. De um modo geral, a quantidade é maior em folhas mais velhas do que em brotos, e os ensaios comprovam o efeito do chá na prevenção de cárie em crianças.
|
Resumindo os efeitos benéficos à saúde destes componentes ativos, temos o seguinte:
・ Efeito preventivo de câncer
・ Regula o nível do colesterol
・ Prevenção da senilidade
・ Efeito contra doenças oculares
・ Regula a pressão arterial
・ Efeito antialérgico
・ Efeito antibacteriano
・ Ação antioxidante |
・ Função anti-mutação
・ Eliminação de odor
・ Efeito preventivo de cáries
・ Prevenção de acidente vascular cerebral
・ Prevenção da gripe
・ Efeito preventivo da prisão de ventre
・ Efeito despertador
・ Inibição do envelhecimento |
|
|